Doce de Dia de Festa! (que pode ser totalmente vegan)

20160318_220312

Para dizer a verdade, este doce começou por ser um bolo… A ideia era fazer um bolo leve, vegan, para depois cobri-lo com chantilly e frutas. Mas como a massa usada é uma massa para cupcakes, o bolo ficou tão leve que se desfez todo ao desenformar. Primeiro, veio o pânico (“e agora?!”), depois, ao percebermos que a massa estava boa (estava apenas desfeita), veio a solução – vamos transformá-lo em doce! E lá diz o ditado: “há males que vêm por bem”, porque ficou uma verdadeira delícia, que pode ser servida tanto num dia normal, como num dia em que se queira fazer uma sobremesa especial, como por exemplo hoje, que é o Dia do Pai! 🙂

A outra grande vantagem é que parece uma daquelas sobremesas que são “bombas” calóricas mas não é, porque as camadas são feitas de forma mais leve e com menos açúcar do que o habitual. E é super fácil de fazer!

Este doce tem 3 camadas: bolo, chantilly e fruta.

Comece por fazer o bolo, que é a base do doce:

  • O bolo é feito com a massa dos Cupcakes de Chocolate Vegan que já aqui apresentámos, receita do blog Entre Panelas que podem ver aqui: http://www.entrepanelas.net/cupcake-de-chocolate-facil-vegan/ 
  • Faça tudo igual, excepto a colocação da massa em forminhas. Coloque a massa para ir ao forno numa forma de bolo, devidamente untada. Se quiser fazer um doce maior faça as doses em dobro! Foi como fizemos o que está na foto. 🙂
  • Quando estiver pronto, tire do forno e desenforme. Ele pode partir muito ou pouco, mas não faz mal, deixe esfriar um pouco e depois esfarele o bolo para uma taça de vidro grande. Se sobrar bolo corte em quadradinhos e guarde para comer ao lanche, que é também muito bom!

Entretanto faça uma calda de laranja:

  • Num pequeno tacho esprema o sumo de uma laranja, juntamente com algumas raspas da mesma, meia chávena de água e 1/4 de chávena de açúcar. Deixe ferver por cerca de 5 minutos e despeje por cima do bolo, acalcando com um garfo para ensopar bem.
  • Deixe esfriar. Quando estiver tépido, coloque no frigorífico.

Depois trate da fruta e do chantilly:

  • Corte cerca de 12 morangos em 4 partes e coloque-os numa taça. Junte dois kiwis cortados em rodelas e cada rodela ao meio. Pode substituir estas frutas por ananás, pêssego ou laranja. Ou as que quiser, claro. Esprema umas gotas de limão por cima e coloque-as no frigorífico.
  • Para fazer o chantilly, use 1 pacote de natas de soja se quiser manter o doce totalmente vegan, ou pode usar natas normais se não lhe fizer diferença. Para o chantilly ficar mais firme, coloque o pacote no congelador por cerca de 10 minutos e, no frigorífico, a taça onde vai bater as natas juntamente com as varas da batedeira. Se tudo estiver bem frio no momento em que as for bater, as natas ficam mais firmes e cremosas. 🙂 Passados 10 minutos tire tudo e bata as natas em velocidade máxima, adicionando 3 colheres de sobremesa de açúcar e algumas gotas de limão quando elas estiverem quase no ponto do chantilly. Há que ter muita atenção porque não convém batê-las muito após engrossarem, pois podem trilhar rapidamente e virar uma espécie de manteiga. Se ficarem assim não há nada a fazer, por isso, assim que elas começarem a engrossar páre de bater e veja se elas ficam firmes em volta das varas da batedeira. Se não escorrerem estão prontas. Coloque-as no frigorífico juntamente com as restantes camadas.
  • Quando a base de bolo estiver totalmente fria, é só colocar o chantilly por cima e as frutas por cima do chantilly. Se não servir de imediato deixe no frio.

Divirta-se e delicie-se!

Bom fim-de-semana,
© Semeando

O conteúdo escrito pelo Semeando pode ser partilhado desde que seja referenciada a fonte. Gratidão.

Imagem de Semeando

Advertisements